Escrito por: Norma Marques (adap. por felicitous)
Muitas pessoas se confundem com as diferentes atividades e nomenclaturas, além, é claro, dos serviços envolvidos. Por isso, na hora de precificar seus serviços, há confusão sobre quais são realmente as obrigações contidas naquela modalidade anunciada e aquela que presta efetivamente.
É necessário saber distinguir exatamente onde entra cada serviço e qual deles melhor se aplica às necessidades do cliente para, assim, entender de vez qual é o limite dos serviços prestados, tal como os custos envolvidos.
Cabe ao profissional saber exatamente qual é o seu trabalho, e que deve passar essa informação de forma bem clara ao cliente. O cliente não tem obrigação de saber o que é uma atividade ou outra, e qual é a que mais se adequa ao seu evento.
Lembrando que existem atividades que são complementares. Em alguns estados/cidades essas atividades surgem separadamente. Em outros locais, ocorre um “englobamento” de múltiplas atividades, se confundindo os diferentes papéis, e levando o cliente também a se equivocar com essa atuação.
Conheça o papel de cada um:
Consultoria
Esse serviço é utilizando quando o cliente procura um profissional qualificado, com reconhecimento profissional e vasto tempo de atividade no mercado, com a finalidade de aconselhamento e sugestão de melhorias para algum projeto ou atividade que ele pretende desenvolver. Ocorre em qualquer área de atuação, podendo ser no campo pessoal ou nos negócios. Neste caso, aplicada ao assunto em questão, seria a consultoria de casamento.
Na consultoria, são repassadas opiniões e sugestões profissionais, contando com a experiência profissional e know how especialista.
Considerando a importância do projeto casamento e a ansiedade e expectativa dos casais na fase de organização do evento, não é nenhuma surpresa que seja necessário recorrer a um serviço de consultoria. Assim os noivos terão um suporte confiável para que tudo dê certo como eles sonharam e estarão libertos de preocupações desnecessárias, mesmo se envolvendo com assuntos que não dominam e não sabendo como driblar as várias possibilidades, até a finalização do evento.
Quando um casal contrata uma consultoria no projeto casamento, normalmente estão procurando apoio para aquelas ideias que eles imaginam e não sabem como implementar, ou se essas ideias funcionarão. Precisam também de apoio na otimização dos custos, controle de planilha e negociação com fornecedores. “Buscam uma luz” para um melhor aproveitamento de todas as possibilidades que podem agregar ao casamento. Resumindo, depois de se ver diante de tantos detalhes difíceis de coordenar, eles necessitam dessa orientação para resolver tais problemas de forma mais eficiente.
A diferença fundamental desta modalidade de serviço para uma assessoria é que o profissional é mero orientador. Ele não implementa nenhuma das soluções apresentadas. Seu papel está centrado na orientação do que deve ser feito, e como deve ser feito. Não é um gestor. Não executa.
Importante salientar que a consultoria é um serviço distinto dos demais, e pode ser contratada por demanda, por hora, por tempo, por tarefa, e totalmente a parte dos outros serviços que, porventura, já tenham sido contratados.
Ou ainda, com todas essas informações, o casal pode gerenciar a organização do próprio evento e, ao final, contratar o cerimonial para desempenhar seu papel na organização do grande dia.
Cerimonial
O cerimonial é aquele que “executa” o serviço que foi planejado, sendo destaque no dia do casamento. Ele começa a trabalhar em um momento mais próximo ao evento e age durante a sua realização. São competências do serviço de cerimonial todas as atividades do grande dia, e é nessas mãos que o cliente coloca também a responsabilidade por todo o andamento da celebração e da festa, checando e coordenando os fornecedores de produtos e serviços, as entradas principais, desenvolvimento de rituais e toda ocasião em que for necessário lidar com imprevistos ou situações a resolver referentes ao dia do casamento.
A tarefa de confirmação com os fornecedores, alinhamento e organização do cortejo e harmonia entre todos os envolvidos na cerimônia fica por conta do cerimonial. O cerimonial é sempre a referência para que tudo ocorra da forma como foi combinado e como foi sonhado durante tanto tempo. São tarefas a conferência e coordenação dos profissionais contratados, recepção dos convidados, tomada de decisões e até mesmo apagar “incêndios”.
Toda a logística do grande dia é competência do cerimonial. O cerimonialista também fica responsável pela lista de convidados, assim tendo que confirmar quem estará presente, a fim de reservar o número certo de buffet, bebidas, lembranças, homenagens, etc. Além disso, o cerimonial é responsável pela orientação da etiqueta do casamento, da ordem de entrada dos padrinhos, pais e convidados, assim como dos próprios noivos.
É um serviço que pode vir acompanhado da consultoria e da assessoria.
Assessoria
Sabe aquela famosa frase do desespero, “por onde começar?”. Ela surge logo que um casal pensa em marcar data de casamento, ou já quando ficam noivos. O ponto de partida é a assessoria, cumprindo seu papel de ajudar o casal a responder essa pergunta. O trabalho de um assessor começa na idealização do seu evento. É um trabalho de bastidores do pré-evento, buscando conciliar ao máximo as expectativas do casal com tudo aquilo que será executado no dia. E o grande segredo é o jogo de cintura para “ajustar” um sonho que caiba no seu bolso, na sua data e na sua realidade, respeitando seus gostos e preferências.
O trabalho da assessoria pode vir em diferentes formas, parcial ou total, mas utiliza toda a expertise de quem conhece o mercado para aproveitar os recursos e sugerir os fornecedores mais adequados para o casamento, de acordo com as preferências do casal e das suas condições limite.
Cabe ao profissional da área identificar, através do perfil do casal, os melhores caminhos para transformar todas as suas expectativas em realidade. A partir daí inicia-se o trabalho “braçal”, em que arregaça as mangas e começa a procurar e analisar orçamentos, agendar reuniões, degustações, prova de trajes, participar de visitas, acompanhar e apoiar a todas as decisões do casal. É a assessoria de casamento!
A assessoria integra todos os vários produtos e serviços do evento, e parte de um planejamento que busca respeitar o sonho do cliente, adequando esses sonhos ao seu próprio perfil financeiro e respeitando os limites. Checagem de orçamentos e comparação de preços, planilhas de gastos, cronograma de contratações e o acompanhamento profissional de toda a organização, sempre prezando pela tranquilidade e confiança dos noivos no resultado final esperado.
A assessoria de casamento é responsável por auxiliar os noivos na escolha de todos os fornecedores, na organização de lista de convidados e todos os outros itens principais do casamento. A assessoria também trabalha na leitura de contratos, checklist de datas das atividades dos noivos, e pode orientar inclusive as escolhas de trajes de mães de noivos para evitar surpresas desagradáveis. Muitas vezes, a própria empresa de assessoria oferece também os serviços de cerimonial, com valor separado ou pacotes de serviço.
O que vale ressaltar é que ambos os profissionais, tanto o cerimonialista quanto o assessor de casamentos, são fundamentais e andam juntos. São trabalhos que se completam para deixar seu dia ainda mais perfeito.
Conclusão
Uma dica especial para as noivas e debutantes: contrate uma assessoria completa, e evite aborrecimentos no seu grande dia, bem como a necessidade de tomar atitudes desagradáveis posteriores ao evento.
Definir o que contratar, quem contratar, o que vale a pena ou não contratar, quais são os fornecedores confiáveis, com credibilidade no mercado, que cumprem prazos e contratos, face aos limites orçamentários apresentados pelo casal e as suas expectativas sobre o evento. Isso é fundamental para a boa gestão do orçamento.
Norma Marques
Norma Marques é Assessora de Eventos, Cerimonialista, Palestrante, instrutora de cursos in Company, autora do projeto Gestão de Carreiras, mentora e criadora do IBC – Instituto Brasileiro de Cerimonialistas.
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